Afinal, é Preciso Estudar Todos os 40 Rudimentos?

Entenda como deve abordar esse assunto.

 

Este é um assunto polêmico e provavelmente você já deve ter ouvido falar as duas coisas, que precisa e que não precisa estudar os 40 rudimentos. Deve ter ouvido até mesmo que não precisa estudar nenhum rudimento. Como de costume, vamos de papo reto e franco para esclarecer a questão.

 

ENDENTENDO OS RUDIMENTOS

Os rudimentos são pequenos padrões que servem como fundamento, como bases para a criação de padrões maiores, combinações e variações. São como sílabas, que depois formarão palavras, ou como palavras, que formarão frases e serão usadas para que possamos nos expressar e dizer tudo o que pensamos.

Os rudimentos surgiram muitos antes da bateria, alguns falam de padrões de caixa criados por grupos militares para fins de comunicação na Suíça no século XVII, mas a verdade é que existem indícios de que padrões rítmicos percussivos eram utilizados desde o antigo Egito. 

No último século, esses padrões foram sendo organizados e catalogados, mais recentemente com a NARD (National Association of Rudimental Drummer), em 1933, com 26 rudimentos (13 essenciais e 13 complementares), e com a PAS (Percussive Arts Society), em 1987, adicionando mais 14 rudimentos, formando os famosos 40 que você deve ter ouvido falar.

O que vale ressaltar sobre os rudimentos, é que eles foram organizados nessas tabelas especificamente para a caixa e seu uso em grupos militares de percussão (Drum Corps), tanto que a nomenclatura inicial da tabela da PAS era:  “The 40 International Snare Drum Rudiments” (Os 40 Rudimentos Internacionais DE CAIXA). Portanto, é natural que estudemos rudimentos para tocar bateria, já que ela é formada pela caixa e outros tambores que se tocam com baquetas, mas essencialmente a tabela de rudimentos não surgiu pensada para o kit de bateria e nem para a maneira como costumamos utilizar a bateria nas músicas de hoje em dia.

 

Entendido até aqui, vamos aos pontos de análise que nos levam à resposta da questão: 

1 - Os rudimentos de caixa nos trazem habilidades fundamentais para tocarmos no kit de bateria, nenhum estudo é em vão, mas existem prioridades.

2 - Para a bateria moderna, alguns rudimentos são extremamente fundamentais, enquanto outros são raramente utilizados fora do contexto militar de caixa. 

Exemplos:

*Double Ratamacue *Double Ratamacue

*Double Drag Tap

*Single Flammed Mill

3 - Existem outras variações de rudimentos, como rudimentos híbridos, variações de acentos, subdivisões, combinações de mãos e pés baseadas em rudimentos, que são muito mais fundamentais e utilizadas que alguns dos rudimentos da tabela (má notícia para quem achou que teria menos trabalho).

4 - Os principais rudimentos e todas essas variações são estudados para que quando sejam aplicados na bateria não seja mais necessário pensar em rudimentos. Pensaremos somente no resultado sonoro buscado e o resultado sai naturamente, já que inúmeras combinações já estarão entranhadas em nossa mente. É a chamada fluência.

É como criar uma frase. Quando você fala você pensa no que quer dizer e não em cada sílaba de cada palavra. Se fizesse isso, não sairia nada. Porém, se não conhecermos cada sílaba e não conseguirmos pronunciá-las, também será impossível comunicar qualquer coisa, apesar de podermos ter em mente algo para dizer. Faz sentido?

 

Então, os rudimentos formam uma base importantíssima para que consigamos nos expressar musicalmente. E ainda tem a intonação, o sotaque, a cadência, tudo isso também existe na batera. Na hora de aplicar, as sílabas são as mesmas pra todos, mas cada um entona de um jeito, monta suas frases e pode dizer coisas completamente diferentes. 

Baseados nisso, podemos dizer que para ser um baterista você não precisa estudar a fundo os 40 rudimentos, apesar de ser legal conhecer todos eles. Mas sim, você deve estudar muitos deles, e sim, deve ir muito além do que está escrito na tabela. 

Agora deixo com você os 13 rudimentos essenciais categorizados pela NARD na década de 30, os 13 secundários e os últimos 14 adicionados na tabela da PAS. Pela organização, você vai ver que o grau de importância realmente diz muito respeito à escola militar de caixa.

Na sequência eu categorizo os meus preferidos, os que eu julgo essenciais

 

Os 13 Rudimentos Essenciais da NARD

Double stroke open roll

Five stroke roll

Seven stroke roll

Flam Flam accent

Flam paradiddle

Flamacue Drag (half drag or ruff)

Single drag tap

Double drag tap

Double paradiddle

Single ratamacue

Triple ratamacue

 

Os 13 Rudimentos Secundários da NARD

Single stroke roll

Nine stroke roll

Ten stroke roll

Eleven stroke roll

Thirteen stroke roll

Fifteen stroke roll

Flam tap

Single paradiddle

Drag paradiddle No. 1

Drag paradiddle No. 2

Flam paradiddle-diddle

Lesson 25

Double ratamacue

 

Os 14 Rudimentos Adicionados pela PAS

Single stroke four

Single stroke seven

Multiple bounce roll

Triple stroke roll

Six stroke roll

Seventeen stroke roll

Triple paradiddle

Single paradiddle-diddle

Single flammed mill

Pataflafla

Swiss Army triplet

Inverted flam tap

Flam drag

Single dragadiddle

 

Os Meus Principais Rudimentos

Para estes, costumo destrinchar ao máximo, deslocando acentos, tocando em outras subdivisões, testando combinações entre rudimentos, combinações de mãos e pés, explorando diferentes vozes, entre outros estudos e aplicações. 

Os outros, que não estão listados, também estudo e considero importantes, porém não costumo fazer o mesmo trabalho de aprofundamento muito além da tabela. 

Eles ganham importância se você pretende estudar peças de caixa ou tem um trabalho em orquestra, porém também não costumam aparecer em variações muito diferentes do que está escrito na tabela.

 

Single stroke roll

Double stroke open roll

Single paradiddle

Flam

Multiple bounce roll

Drag

Single stroke four

Five stroke roll

Six stroke roll

Triple stroke roll

Double paradiddle

Single paradiddle-diddle

Flam accent

Pataflafla

Flam tap

Single dragadiddle

Swiss Army triplet

 

Obrigado por acompanhar essa aula. Grande abraço!

Por Rodrigo Zorzi

23/04/2020

Posts Relacionados