No vídeo a seguir eu exemplifico a importância do estudo de técnica de maneira consciente e musical, onde o oposto disso acarreta no que chamo de “Síndrome do Bob Esponja” (assista e entenda), em que o pensamento musical é substituído pelo pensamento técnico.

 

 

Um exemplo prático disso seria o seguinte: o baterista que está estudando técnica de mãos desenvolve habilidades que permitem que ele faça o Double Stroke Roll (Papa-Mama/Tata-Mama/Toque Duplo) em alta velocidade. Empolgado com o estudo, ele acaba aprendendo também algumas frases super rápidas onde aplica a mais nova técnica aprendida.

A partir deste ponto existem dois caminhos: no primeiro caminho o baterista desenvolve versões dessa frase aprendida que possam ser aplicadas em diversos estilos, e escolhe o momento que a música “pede” por uma frase como a que desenvolveu, ou no segundo caminho o baterista aplica sua nova frase em todos os espaços que encontra, ignorando a música. Se o baterista que está estudando técnica acabar sempre caindo nesse segundo caminho, ele estará sofrendo da tal síndrome citada no vídeo, levando sempre a técnica acima da música, o que é um grande erro.