O estudo linear e o estudo melódico na bateria são super legais para a criação de grooves e frases autorais, completamente originais. Também nos ajudam na composição, ampliando nossa percepção melódica e repertório de possibilidades rítmicas.

Os ritmos lineares são compostos basicamente por notas que não coincidem, ou seja, você não toca duas peças da bateria ao mesmo tempo. Existem variações dentro do conceito linear em que se tem uma base em ostinato e os outros membros tocam alguma composição linear. Seria por exemplo manter uma base de samba com o bumbo e com as mãos montar uma composição linear. Uma referência é o baterista Gary Chaffee, com publicações amplamente usadas sobre o assunto.

Já os ritmos melódicos são os que não se atém a uma condução fechada, utilizando as peças da bateria como uma composição melódica (geralmente incluem tons e surdos no groove). Alguns bateristas inclusive afinam seus tambores de forma a compor uma escala que se enquadre de acordo com a música. Uma referência é o baterista Terry Bozzio.

O exemplo do vídeo a seguir que mostra uma das maneiras de se compor um ritmo linear que resulta em um groove que soa melódico.

 

 

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